08 de Junho

Que país é esse?

Em um país famoso por sua cultura diversificada, o rock n’ roll nacional também tem seu lugar. Em sua sétima aula, os alunos do Instituto Rolling Stone aprenderam o riff, os acordes e o ritmo da música “Que País É Esse”, da banda Legião Urbana.

Ansiosos para a apresentação aos pais, no dia 10 de julho, as crianças ficaram muito felizes ao perceberem que, ao juntar os acordes que estão aprendendo desde a primeira aula, com o riff que aprenderam na aula passada e as lições de ritmo, suas pequenas mãozinhas conseguem gerar a música conhecida por eles como “a da novela das 8”. O que até algumas aulas soavam como simples notas soltas, agora já tem cara de música.

Ao final da aula, os alunos ganharam um cd “Repertório Rock n’ Roll – Volume 1”. Um top 10 selecionado pelos professores, incluindo grandes nomes do rock n’ roll, começando com as primeiras febres do rock, Beatles e Stones, passando pelos pais do heavy-metal Black Sabbath, AC-DC e Led Zeppelin, com um pouco do shock rock de Kiss e Alice Cooper e fechando com os anos 80, com Iron Maiden, Guns n Roses e Bon Jovi.

Os alunos, empolgados com a “lição de casa”, fizeram várias perguntas ao professor sobre as bandas do cd, que serão abordadas detalhadamente na próxima aula.

A carência das crianças é bem aparente, quando um aluno, de 9 anos, veio escondendo suas lágrimas envergonhadas, perguntar ao professor como ele faria sua lição de casa, se em sua casa não havia aparelho de som. Depois de uns minutos de conversa com o professor, que falou que o cd poderia ser ouvido em um dvd player, o aluno falou que sua vizinha tinha um, mas que ele teria que pedir à sua mãe para ouvir as músicas.

Neste país de diversas classes sociais, o Instituto Rolling Stone uniu várias pessoas para apoiar essas crianças e mostrar que, no rock n’ roll, somos todos iguais!